Produção busca educar, sensibilizar e mobilizar público em relação a exames preventivos e ao dia-a-dia da pessoa com câncer
Como parte das estratégias de conscientização para Outubro Rosa, nos unimos em parceria com a Estevacine Filmes para realizar o curta-metragem “Espelho Meu”. Estrelado pela atriz Kika Kalache, o roteiro ficcional é inspirado em histórias reais sobre a jornada de tratamento do câncer de mama e seus desafios.
Reduzindo tabus e estigmas associados à doença, o filme destaca a importância do diagnóstico precoce e busca estimular a prevenção primária através do incentivo ao acompanhamento médico regular. O enredo de “Espelho Meu” acompanha Clarice em sua jornada de tratamento oncológico, que envolve sessões de quimioterapia, mastectomia integral de uma das mamas e todas as transformações físicas, emocionais e familiares vividas ao longo de dois anos. Assim como no caso de tantas outras mulheres em nosso país, Clarice também precisa lidar com o abandono de Valter, seu marido – interpretado por Sérgio Pardal, que decide pelo fim do casamento em meio a este momento tão sensível. Sua verdadeira fonte de apoio vem de sua filha Amanda, interpretada por Giovanna Rispoli, que permanece ao seu lado em todos os momentos.
Transitando entre alguns dos desafios mais relatados por mulheres brasileiras que vivem a jornada oncológica, a produção tem o propósito de inspirar, promover empatia, esperança e oferecer uma maior compreensão sobre os impactos reais da jornada de tratamento na qualidade de vida de nossas mulheres.
“O curta ‘Espelho Meu’ ilustra com sensibilidade a importância do diagnóstico precoce, o impacto profundo que o câncer tem sobre a vida das mulheres e de suas famílias, e, principalmente, como a falta de apoio pode impactar diretamente na qualidade de vida e nas condições de tratamento das pacientes. Para nós, esta produção é uma ferramenta poderosa para aumentar a conscientização sobre o câncer de mama e inspirar cada vez mais pessoas: tanto a realizar exames preventivos, como a oferecer suporte e acolhimento àqueles que estão passando por situações semelhantes”, destaca a Dra. Maira Caleffi, mastologista, Chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento e Presidente Fundadora da FEMAMA.
Aproximando todos os setores da sociedade em um importante diálogo, o projeto, que busca ampliar o acesso a informações sobre o câncer de mama utilizando a arte e a cultura como ferramentas de sensibilização, contará com um evento de pré-lançamento oficial durante a campanha Com Mais Informação Somos Mais Vida, com exibição do filme e roda de conversa com o elenco, direção e FEMAMA. O evento, restrito para convidados, parceiros e imprensa, acontecerá no dia 17 de outubro no Edifício Martinelli, em São Paulo.