Notícias

Frente Parlamentar em Defesa da Saúde das Mulheres realiza mesa redonda sobre a saúde da mulher

Foi realizada nesta terça-feira (12), a mesa redonda da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde das Mulheres, presidida pela deputada Renilce Nicodemos (MDB-PA), em alusão ao Mês da Mulheres, para refletir sobre a saúde da mulher.

Joana Jeker, representante da Femama e do Instituto Recomeçar, enfatizou a importância do Mês da Mulher para destacar a detecção precoce do câncer de mama, o acesso a tratamentos inovadores e o apoio contínuo às pacientes. Ela ressaltou que a cada 30 minutos uma mulher perde morre pela doença, apesar de ter até 95% de chance de cura. Mencionou dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) que projetam que, até 2029, o câncer de mama se tornará a principal causa de morte entre as mulheres no país, afetando 1 em cada 8 mulheres, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, destacou que a previsão para 2024 é de 73 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. Ela também mencionou dados do Tribunal de Contas da União (TCU) que indicam que o diagnóstico do câncer no Sistema Único de Saúde (SUS) é avançado em 56% dos casos, o que aumenta a taxa de mortalidade pela doença.

Apesar dos dados mencionados, Joana reconheceu as conquistas realizadas na área do câncer, como a Lei dos 30 e 60 dias, a Política Nacional de Combate ao Câncer, a Lei da Navegação do Paciente e a Lei que garante a reconstrução mamária. No entanto, destacou que ainda há um gargalo no acesso igualitário ao tratamento da doença. Por isso, defendeu a importância de fortalecer as políticas públicas para garantir sua efetiva implementação e buscar novas estratégias para superar os desafios existentes.

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br