Notícias

Projeto de lei obriga planos de saúde a cobrirem procedimentos fora do rol da ANS

O Plenário do Senado Federal aprovou nesta segunda-feira, 29 de agosto de 2022, o Projeto de Lei 2.033/2022, que impossibilita o limite da cobertura de procedimentos por planos de saúde, independente destes constarem na relação da Agência Nacional de Saúde – a ANS. Até então, não havia a obrigatoriedade da operadora de plano ou seguro de saúde de arcar com tratamentos se existe, para a cura do paciente, outro procedimento eficaz, efetivo e seguro já incorporado ao rol. A partir de agora, os planos de saúde poderão ser obrigados a financiar tratamentos de saúde que não estejam na lista da ANS. 

O Projeto de Lei determina que o Rol de Procedimentos seja apenas a “referência básica” para a cobertura dos planos de saúde. Um tratamento fora da lista deverá ser aceito, desde que sejam cumpridas pelo menos uma das seguintes condições:

  • O Procedimento tenha eficácia comprovada, cientificamente;
  • Haja a recomendação pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec); ou
  • Seja recomendado por pelo menos um órgão de avaliação de tecnologias em saúde com renome internacional.

Essa aprovação no Senado derruba a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), pois altera a Lei dos Planos de Saúde e disponibiliza ao consumidor mais de uma alternativa para comprovar a necessidade do tratamento, desde que tenha embasamento científico ou tenha sido aprovado por agências de saúde internacionais. O Projeto segue para sanção do Presidente, Jair Bolsonaro, a fim de que seja implementado de forma definitiva.

A FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, está acompanhando o processo. Sempre seguiremos ao lado dos pacientes! Por isso, reforçamos a nossa posição de incentivo à presidência do país, para que não vete este projeto.

Crédito da foto destaque: Roque de Sá/Agência Senado

Fontes consultadas na elaboração desta notícia: 

Agência Senado

CNN Brasil 

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br