Notícias

Retrospectiva 2022

O final de mais um período chega para a #RedeFEMAMA. Por isso, estendemos a nossa gratidão a todos aqueles que, ao longo de 2022, se engajaram conosco em nossos projetos e iniciativas! Preparamos abaixo uma retrospectiva, com alguns movimentos que desenvolvemos e que integraram este ano:

– Iluminação do Cristo Redentor para o Dia Mundial do Câncer;

No início do ano estivemos no Rio de Janeiro iluminando o Cristo Redentor com o laranja e azul, cores da campanha realizada pela União Internacional de Combate ao Câncer (UICC), que tem como principal objetivo dar visibilidade para o fato de que o câncer é o principal problema de saúde pública no mundo e já está entre as quatro principais causas de morte prematura (antes dos 70 anos de idade) na maioria dos países. Com o tema “#PorCuidadosMaisJustos”, a campanha trouxe ênfase aos esforços realizados em todo o mundo para a conscientização e o cuidado com a saúde, com dados sobre a doença a nível mundial e possibilidades de iniciativas a serem desenvolvidas. Para 2023 a campanha seguirá com este conceito. Em breve publicaremos novidades em nossos canais, mas enquanto isso é possível conferir um pouco do que foi o 4 de fevereiro clicando aqui

– Lançamento do Documento de Posição da FEMAMA, com lições aprendidas na pandemia da Covid-19 para melhorar o controle do câncer;

A pandemia da Covid-19 trouxe muitos aprendizados que podem ser aplicados à oncologia, tornando os tratamentos e alternativas mais ágeis e efetivas. Pensando nisso, a FEMAMA reuniu representantes de públicos estratégicos para discutirem experiências e visões distintas sobre os aprendizados da pandemia da Covid-19 para serem, também, trabalhadas para o controle do câncer, não necessariamente o de Mama. Assim, resultando no Documento de Posição – Como os esforços para o controle da pandemia de Covid-19 podem ser aplicados à Oncologia?. O documento pode ser acessado clicando aqui! 

Mobilização e engajamento da população geral e médica para contribuição no processo de incorporação de tecnologias em saúde. 

Em 2022, contribuímos para a incorporação de novas tecnologias aliadas no tratamento do câncer de mama. Nossos esforços, através da Campanha Dê Mais Atenção, estimulam a participação pública para a incorporação de medicamentos na Saúde Pública (SUS) e Saúde Suplementar (Planos de Saúde). Além de tecnologias como Abemaciclibe, Traztuzumabe Entansina (T-DM1) e o Olaparibe, a FEMAMA participou de consultas públicas para as quais sugeriu mudanças nos processos de incorporação, exigindo transparência e reivindicando mais espaço de participação, além de melhorias nos processos de incorporação, garantindo assim mais agilidade no processo de revisão e principalmente na disponibilização do medicamento após a aprovação da incorporação. Engaje-se conosco, participe! É preciso ser protagonista de mudanças para termos a saúde que queremos! 

– Lançamento da Universidade FEMAMA

O EAD Femama tornou-se público e acessível para toda a sociedade, através da Universidade FEMAMA! A plataforma de ensino à distância e capacitação da FEMAMA foi concebida com o objetivo de produzir e disseminar conteúdo relevante de qualidade e de confiança, sendo  voltada para organizações do terceiro setor, pacientes, voluntários, familiares, cuidadores de pacientes, além de profissionais de saúde e atores públicos e políticos que queiram aprender e se aproximar da luta pela defesa dos direitos de pacientes oncológicos no Brasil. Atualmente, contamos com sete cursos, tendo como novidade a proposta do curso de introdução à navegação de pacientes. Clique aqui e conheça a Universidade!

– Lançamento do novo site da FEMAMA

O portal institucional da Federação foi atualizado para um formato mais intuitivo e leve. Agora, é possível conhecer nossas ONGs associadas e novidades em poucos passos, tornando a experiência dos usuários mais atrativa! Convidamos você a navegar por nossos menus, conhecendo nosso histórico e mais da novidade.

– Participação na Assembleia Mundial da Saúde

Em maio, a presidente voluntária da FEMAMA, Dra Maira Caleffi, participou do painel “DCNTs em um mundo pós-COVID”, realizado na 75ª Assembleia Mundial da Saúde em Genebra. A proposta visou refletir sobre como podemos aprender com o impacto da pandemia nos cuidados de doenças crônicas não transmissíveis – DCNTs, e apoiar sistemas de saúde resilientes. O painel reuniu especialistas dos setores público e privado para discutir a importância de fortalecer a resiliência do sistema de saúde na era pós-COVID para acabar com a crise das DCNTs, especificamente a epidemia de câncer, e se preparar para futuras crises globais.

– 16 anos de FEMAMA

2022 comemoramos 16 anos de existência! Desde a nossa fundação, temos o advocacy como uma de nossas mais importantes estratégias. Em nossa história, fomos protagonistas de grandes conquistas, como a Lei dos 30 Dias para o diagnóstico do câncer de mama e a Lei dos 60 dias, que determina o prazo para início dos tratamentos no Sistema Único de Saúde. Estes movimentos procuram resolver problemas sociais através da promoção de novos direitos ou da revisão, melhoria e garantia de leis existentes. Seguimos empenhados em novas iniciativas, como a inclusão de testes genéticos e genômicos nos SUS (PL 265/20), importante instrumento para ampliar o controle do câncer de mama no Brasil

– Participação no 9º Congresso TJCC

Participamos da 9ª edição do Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, em São Paulo, com o painel Fortalecimento do Sistema de Saúde para Combate ao Câncer. Abordando três temáticas: o modelo de financiamento da saúde no Brasil, o papel fundamental da atenção primária na detecção precoce do câncer e o Conecte SUS como ferramenta para disponibilização de informações com a finalidade de mapear o cenário real do câncer no Brasil. Saiba mais clicando aqui!

– Outubro Rosa 2022

As três perguntas que salvam foram consolidadas neste ano. Seguindo o conceito de questionamentos que conscientizamalertam salvam, a Campanha Outubro Rosa estimulou a sociedade ao conhecimento e a reflexão sobre (novas) alternativas de tratamentos existentes aos pacientes, bem como o reforço para a realização de mamografias.

Estivemos presentes em todo o país através de nossas Rede de ONGs associadas. Através de ações e movimentos sincronizados em Rede, insistimos na conscientização em saúde, muito necessária para o diagnóstico precoce e o cuidado com a saúde, essenciais para o controle do câncer de mama

– 9º Fórum da FEMAMA

O 9º Fórum de Combate ao Câncer da Mulher reuniu especialistas da oncologia e ONGs associadas da #RedeFEMAMA para discutir o cenário do câncer feminino no Brasil. Realizado em São Paulo nos dias 25 e 26 de novembro, o evento oportunizou aos participantes realizarem uma imersão em questões centrais como atenção à Atenção Primária de Saúde, incorporação de tecnologias em saúde, a Navegação de Pacientes Oncológicos, entre outros. Foram debatidos assuntos voltados à atenção ao diagnóstico precoce; como ampliar a estrutura e os serviços de assistência primária à saúde (APS), possibilitando o atendimento da população de modo preventivo, integrado e contínuo.

Agradecemos a todos os investidores sociais, parceiros, associadas e amigos da FEMAMA pelas conquistas que tivemos neste ano! Acompanhe-nos nas redes sociais:

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br